Dicas para você saber como desenvolver um bom design gráfico de rótulo ou embalagem para se diferenciar e conquistar seu consumidor. A embalagem não diz tudo, mas traduz muito sobre o produto. Em uma fração de segundos, ela vai influenciar na PERCEPÇÃO que o seu consumidor faz do seu produto e, mais importante, na VENDA! Você não pode se dar ao luxo de errar! Muitas vezes esta primeira impressão é a que vai acompanhar o cliente para sempre, seja ela boa ou ruim. Por isso alguns cuidados com seus rótulos adesivos ou embalagens são fundamentais:

 

Cuidados no Design

  • Contrate uma estúdio de design ou um designer com experiência em rótulos. Peça indicação de amigos, conheça seu portfólio e sua metodologia de trabalho. Se você não gostar de nenhum dos trabalhos que ele faz para outros clientes, dificilmente vai gostar quando fizer para você.
  • Lembre-se: quem deve gostar da imagem do seu produto é seu público alvo, não você. Evite o impulso de mudar todo o layout para agradar apenas ao seu gosto. Faça uma pesquisa entre as alternativas que a agência lhe enviou e com pessoas que poderiam vir a utilizar seu produto. Se é o produto é infantil boas referências são seus filhos e amigos, para produtos femininos peça opinião de colegas de trabalho, parentes e por aí vai. Tenha sempre mais de uma opinião além da sua. Quanto mais melhor.
  • Seu produto deve ser único. Não copie rótulos de outros produtos e evite elementos que estão na moda. Também tenha muito critério ao utilizar bancos de imagens populares, como Shutterstock. Você pode ter o azar de ver sua foto em todo lugar, ou pior, seu concorrente pode escolher exatamete a mesma foto que você. Para evitar este aborrecimento, se possível invista em uma boa fotografia.
  • Fique atento à legislação. Produtos químicos e comestíveis estão sujeitos a algumas regras da Anvisa (veja este outro post), SIF e Inmetro.
  • Procure ser o mais claro e direto possível.

 

Cuidados na Impressão

  • Tão importante quanto o design é a qualidade da impressão do rótulo. Diferentes máquinas flexográficas fornecem materiais com qualidade muito diferentes.
  • Existem no mercado diferentes materiais para rótulos, os principais são papel ou filme (plástico). O que vai determinar a escolha é a necessidade do cliente e do produto.
  • Papéis, os mais utilizados são o Couché (similar ao de capas de revistas) e Offset (igual ao sulfite comum) Autoadesivos. Evite o uso em embalagens onde o produto pode vazar ou migrar (produtos gordurosos, óleos, químicos) ou embalagens que molham (shampoo, condicionador, etc), pois o rótulo pode manchar, rasgar ou sair.
  • Filmes oferecem mais alternativas, são resistentes a água e a maioria dos produtos, temperaturas. Oferecem também características interessantes como transparência, aparência perolizada ou metalizada e brilho que podem agregar bastante ao design.
  • A impressão Flexográfica possui mais limitações em relação à Offset. Respeite-as! Solicite uma análise técnica antes de imprimir. Muitas vezes é necessário aumentar uma fonte ou utilizar uma cor especial para garantir uma boa qualidade do rótulo.

Enfim, para elaborar um bom rótulo tenha em mãos um bom briefing, oriente-se sempre pelo público-alvo que você deseja conquistar e procure uma empresa de rotulos de qualidade para imprimir o seu arquivo.

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